quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Cortes no PIBID. E agora?


Cartazes em protesto aos cortes no PIBID na UFAL

Ao entrarmos na universidade ontem pela manhã, nos deparamos com uma série de alunos bolsistas do PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência em protestos contra os cortes anunciados pelo Governo Federal ao programa. O PIBID proporciona aos licenciandos a experiência de integração com a escola básica, através de projetos desenvolvidos pelos próprios bolsistas sob orientação dos professores orientadores.
Numa realidade de formação docente ainda precarizada, o programa proporcionou ao longo de sua existência um complemento aos estudos acadêmicos de forma prática aos seus integrantes. Mais do que uma remuneração simbólica, sua importância se mostra ao proporcionar o desenvolvimento profissional através da experiência em sala de aula, o que muitas vezes não existe nos estágios obrigatórios.

Para você, quais os impactos dos cortes nacionais no PIBID? O blog Quero Ser Docente quer saber a sua opinião! 

Um comentário:

  1. Infelizmente o corte nesse tipo de investimento retrata a pouca valorização que a área de ensino tem no país. A formação docente constitui-se área de extrema importância visto que é através da formação que ampliamos as possibilidades de transformação social.

    ResponderExcluir